Maria, Exemplo Carmelita

8 de Março, 2017 0 Por OCDS SUL
mariadocarmo

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, por isso neste dia vamos falar de   Maria.

A mulher que para nós é o maior exemplo de fidelidade, da escuta da Palavra, de meditação,de contemplação, de humildade, de fé, de esperança, de doação, de serviço, de perseverança, como nos fala as nossas Constituições:

“4. A Virgem Maria torna-se presente de maneira especial, sobretudo, como modelo de fidelidade na escuta do Senhor e na sua atitude de serviço a Ele e aos demais. Maria é aquela que conservava e meditava no seu coração a vida e as ações de seu Filho,6 dando exemplo de contemplação. Foi ela que aconselhou, nas Bodas de Caná, que fizessem o que o Senhor lhes dissesse.7 Maria é exemplo de serviço apostólico. E foi ela, outra vez, quem esperou a vinda do Espírito Santo, perseverando em oração com os apóstolos,8 dando testemunho da oração de intercessão. Ela é Mãe da Ordem. O carmelita secular goza da sua especial proteção e cultiva uma sincera devoção mariana.”

Exemplo que devemos seguir em um mundo em que os verdadeiros valores cristãos nem sempre se fazem presentes. Num mundo onde impera o desamor, a violência, a descrença, a busca do poder, a sensualidade, a falta de respeito, a falta de dignidade, a falta de misericórdia.

Maria, que foi exemplo de santidade para nossos Santos e Santas, nos chama a santidade nos dias atuais. Nos chama para atuarmos neste mundo como agentes de transformação. Agentes do amor, da paz e da misericórdia.

Maria mãe do Salvador. Por Ele se fez Obediência, se fez Serviço, se fez Doação. Por Ele nos chama a obedecer, servir e doar, por Ele nos chama a amar.

Maria a mulher casta, pobre, humilde e obediente.

Maria, mulher de todas as bem-aventuranças.

Maria, modelo de fé, esperança e caridade.

Maria, mulher orante.

Maria do Carmelo, pois “o Carmelo é todo de Maria”. Por Ela somos Carmelitas!

 

(Marta Regina L. dos Santos - Comunidade Santa Teresa de Jesus, Porto Alegre)

PS: Recomendo para leitura no dia de hoje: https://delaruecaalapluma.wordpress.com/2015/03/08/teresa-de-jesus-en-el-dia-de-la-mujer/

Saudações à Virgem do Carmo

Mãe dos Carmelitas,

Celeste Senhora,

Dos vossos devotos

Sede protetora.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,

bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o

fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de

Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora

de nossa morte. Amém

Senhora do Carmo,

Nossa Mãe querida:

Ampara teus filhos

Durante esta vida.

Ave, Maria…..

Na hora tremenda

Da nossa agonia

Salvai nossas almas

Ó Virgem Maria.

Ave, Maria…

O CARMELO É A ORDEM DE MARIA SANTÍSSIMA

O CARMELO É TODO DE MARIA