São Luís Martin e Santa Zélia Guerin

12 de Julho, 2017 0 Por OCDS SUL

 

 

Hoje 12 de julho comemoramos São Luís  Martin e Santa Zélia Guerin.

Os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja Católica.

“Os santos esposos (…) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus”, disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a missa de canonização.

A família, depois de dezenove anos de matrimônio, ante à crise econômica que afligia a França, querendo garantir o bem-estar e o futuro a seus filhos, encontrou a força para deixar a cidade francesa de Alençon e se mudar para Lisieux.

Luís Martin trabalhou como relojoeiro e joalheiro, e Zélia Guérin como pequena empresária de uma oficina de bordado. Junto com suas cinco filhas, deram seu tempo e seu dinheiro a fim de ajudar os mais necessitados.

Luís Martin nasceu em Bordeaux (França) em 1823 e faleceu em Arnières-sur-Iton (França) em 1894. Enquanto Maria Zélia Guérin nasceu em San Saint-Denis-Sarthon (França) em 1831 e faleceu em Alençon (França), em 1877.

Ambos foram pessoas devotas desde muito jovens. Durante sua juventude e antes de se conhecerem, Maria Zélia queria levar uma vida religiosa no mosteiro das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, enquanto Luís Martin sentia o mesmo desejo de dedicar sua vida a Deus e foi para o mosteiro do Grande São Bernardo.

Nenhum dos dois foi aceito, uma vez que Deus tinha outro plano para eles.

Os jovens se conheceram e o entendimento foi tão rápido que se casaram em 13 de julho de 1858, apenas três meses após seu primeiro encontro.

 

Resultado de imagem       Resultado de imagem

Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial.

 Do seu casamento tiveram nove filhos dos quais quatro morrem prematuramente. Teresa, que nasceu em 1873, está entre as cinco filhas que sobreviveram. Educaram os filhos para serem bons cristãos e bons cidadãos. Zélia vem a falecer em razão de um tumor no seio. Luís, então, ocupa-se sozinho da família, Teresa tinha nesta época pouco mais de quatro anos. Transfere-se para Lisieux, onde morava o cunhado, e lá vê três de suas filhas entrarem para o Carmelo, Teresa ingressa ali aos 15 anos. Luís faleceu no após perder as faculdades mentais e esteve internado no sanatório de Caen.

O casal foi beatificado pela Igreja Católica em 19 de outubro de 2008, em cerimônia realizada na basílica de Lisieux dedicada à sua filha Teresa e presidida pelo cardeal José Saraiva Martins. Na ocasião declarou o cardeal:

Entre as vocações para as quais os homens são chamados pela Divina Providência o matrimônio é uma das mais nobres e elevadas. Luís e Zélia compreenderam que podiam santificar-se não obstante o matrimônio mas através do matrimônio e que a sua união deveria ser considerada como o início de uma elevação conjunta.

Luís e Zélia Martin foram canonizados em Roma – Vaticano, em 18 de outubro de 2015 pelo papa Francisco em meio ao Sínodo Ordinário dos bispos que tratou do tema da família. Se tornaram o primeiro casal a ser canonizado juntos na história da Igreja.

No Brasil, a devoção ao santo casal vem aumentando conforme são mais conhecidos, sobretudo, pelo trabalho de divulgação feito pela Comunidade Católica Sagrada Família, especialmente através de suas relíquias presentes em sua sede e suas casas de missão.

“O Bom Deus me deu pais mais dignos do céu do que da Terra” (Santa Teresinha do Menino Jesus).

 

Resultado de imagem