“Amigos Fortes de Deus”

20 de Julho, 2017 0 Por OCDS SUL

Resultado de imagem para Santa Teresa de Jesus amigos fortes de deus

 

Neste 20 de julho, onde comemoramos O Dia do Amigo, sugiro uma pequena reflexão:

 “O mundo está a arder; querem voltar a condenar Cristo, querem fazer desabar a Igreja”. Não nos resulta familiar, na conjuntura atual, uma reflexão tão luminosa e interpeladora, proposta há mais de quatro séculos pela Santa Mística de Ávila?

( Papa Bento X aniversário VI ao Bispo de Ávila, por ocasião do 450º aniversário da fundação do Mosteiro São José de Ávila- 2012)

 

Os Carmelitas Seculares são cristãos conscientes da sua vocação e do seu papel na Igreja, vivendo na doação a Deus e aos outros, como verdadeiros “Filhos da Igreja”, servindo-a, cada um, de acordo com os seus dons e talentos.

A vocação do Carmelita Descalço Secular, é a mesma vocação dos frades e das monjas: uma vocação contemplativa e apostólica, como o desejou Santa Teresa de Jesus, nossa mãe fundadora.

Mais do que “fazer”, os carmelitas são chamados a “ser” «amigos fortes de Deus» e, a partir da sua experiência de intimidade com Deus, procurar testemunhar, esta mesma experiência com os irmãos, no ambiente em que vive. Isto pressupõe uma conversão contínua, fortalecidos da Palavra de Deus, para que oração e vida não sejam opostas, mas convergentes.

O mundo “continua a arder”, necessitamos mais que nunca, sermos Amigos Fortes de Deus, para cumprirmos esta nossa missão.

“São necessários amigos fortes de Deus para sustentar os fracos” (Livro da Vida, 15, 5)

STJ

¡Oh hermosura que excedéis!
¡Oh hermosura que excedéis
a todas las hermosuras!
Sin herir dolor hacéis,
y sin dolor deshacéis,
el amor de las criaturas.
Oh ñudo que así juntáis
dos cosas tan desiguales,
no sé por qué os desatáis,
Pues atado fuerza dais
a tener por bien los males.
Juntáis quien no tiene ser
con el Ser que no se acaba;
sin acabar acabáis,
sin tener que amar amáis,
engrandecéis nuestra nada.

Santa Teresa de Jesus

 

Curiosidades:

20 de julho – O Dia do Amigo

Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é  20 de julho, aniversário da chegada do homem à lua. Em 27 de abril  de 2011, a Assembléia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino  Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.