A primeira Fundação!

 

WP_20150122_055

24 de agosto de 1562, o dia que nascemos!

Santa Teresa de Jesus, a Fundadora! Assim ela narra  a missão a qual estava determinada a cumprir:

“Certo dia depois da Comunhão, Sua Majestade me ordenou expressamente que me dedicasse a esse empreendimento com todas as minhas forças, prometendo-me que o Mosteiro não deixaria de ser feito e dizendo que ali seria muito bem servido.
Disse-me que deveria ser dedicado a São José; esse santo glorioso nos guardaria uma porta, e Nossa Senhora, a outra; Cristo andaria ao nosso lado, e a casa seria UMA ESTRELA DA QUAL SAIRIA UM GRANDE RESPLENDOR…” (Cf. Vida, 32,11).

A 24 de agosto de 1562, o repique de uma campainha anuncia a fundação do Mosteiro São José, em Ávila e a tomada de hábito das 4 primeiras Carmelitas Descalças”.

Santa Teresa ainda proclama:

” Aqui, todas devem ser amigas, todas hão de se amar, todas hão de se querer, todas hão de se ajudar.” S. Teresa de Jesus

A vida fraterna em comum é um dos pontos centrais no carisma carmelitano. Santa Teresa queria que suas monjas experimentassem que a convivência fraterna também é oração, lugar onde nosso amor a Deus se torna manifesto.
Isto a motivou a formar comunidades pequenas no número de seus componentes, para favorecer o mútuo conhecimento, o encontro cordial, amigável e afável entre todas.

O Mosteiro de São José de Ávila surgiu da necessidade de Santa Teresa de colocar em prática este modelo de vida fraterna. Também serviu de modelo para a fundação das demais comunidades, chegando até os dias atuais, para nossas comunidades de Monjas, Frades e Leigos, sob a proteção de Nossa Senhora e de São José.

O Carmelo proclama silenciosamente a necessidade da oração – relacionamento com Deus – que deve dar forma e orientação a todas as nossas ações. Afirma que temos necessidade de Deus, de alimentar-nos Dele na Eucaristia, de assumirmos na fé o seu projeto de vida e vida em plenitude para todos e cada um. Sustenta que é no amor aos irmãos que provamos nosso amor a Deus, que necessitamos uns dos outros e juntos caminhamos para a Fonte, o encontro definitivo com Ele, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação.

24 de agosto de 1562, dia que nasceu o Carmelo Descalço!

São José de Ávila a fundação que nos inspira e nos convida anos “descalçarmos” e praticarmos a vida comunitária e partilhar nossa vida de oração.

11887897_1091422654208762_7005725097259774638_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s