“Sou vossa.. sois o meu Fim!”

Entre os dias 19/09 e 22/09 a família dos Carmelitas Descalços Seculares se reuniu na IV Conferência Interprovincial de Carmelitas da América Latina (CICLA) em Pilar, Argentina. Estavam presentes seculares do Brasil, do Uruguai, do Paraguai, do Chile, da Argentina e da Bolívia.

Os membros Carlos Eduardo e Lenir da comunidade Santa Teresa de Jesus, Curitiba (PR), participaram e representaram a Província Nossa Senhora do Carmo. Estava participando, também, o presidente da Província São José, Luciano Dídimo.

Durante a viagem, nossos membros estiveram no local onde ocorreu o milagre de Nossa Senhora de Luján, Padroeira da Argentina.

Na abertura do encontro o Frei Alzinir, Delegado Geral para a OCDS, ministrou palestra sobre o tema: “As Constituições OCDS na História e na Atualidade: Fonte do carisma e de identidade dos carmelitas descalços seculares.

Participou do encontro, a sra. Ana Teresa Rodriguez, presidente OCDS da Província Ibérica, Paraguai.

Após a palestra, houve reunião dos presidentes, conselheiros e delegados dos países do CICLA SUL. Na sequência, o membros formaram grupo de estudos para discutir formação dos membros e as Constituições. O trabalho foi coordenado pelo Frei Alzinir. Ao fim, toda a família carmelitana se reuniu para um momento orante diante do ícone da Santa Face.

Além dos estudos, teve festa, partilha e muita alegria entre irmãos! Por meio de apresentação cultural, cada grupo pôde compartilhar um pouquinho dos costumes e de sua cultura local. E teve, também, representação teatral com a nossa santa madre Teresa de Jesus e nosso santo Padre São João da Cruz. Foi uma forma de trazê-los para bem pertinho, para o coração de cada um e de toda a nossa família!

Por fim, o encontro foi finalizado com a Celebração Eucarística presidida pelo Frei Carlos Medina, vigário regional URUPABOL (Uruguai, Paraguai e Bolívia).

A Província Nossa Senhora do Carmo, por meio de seu presidente Carlos Eduardo, agradece de coração a sra. Fabiana presidente OCDS da Argentina, ao Frei Alzinir, ao Frei Carlos Medina e a todos os envolvidos e participantes pela fraterna acolhida e pelos momentos maravilhosos que pudemos compartilhar juntos, e em família!

Agradece, também de coração, pelas bençãos de Nossa Senhora do Carmo, e pela intercessão de nossa santa Madre e de nosso santo Padre. Que nossa família continue crescendo em amor pelo mundo todo e que possamos,a exemplo fiel de nossos pais, sempre servir a Santa Mãe Igreja com todo nosso amor!