Santo Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero, fundador e padroeiro da catequese na Espanha.

Santo Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero, fundador e padroeiro da catequese na Espanha.

27 de Janeiro, 2020 0 Por OCDS SUL

“Tudo por Jesus” foi a santa motivação que Santo Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero e fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus, teve durante toda a sua vida, principalmente durante o ministério sacerdotal, fundamentado no amor à Jesus Cristo, à Virgem Santíssima, à Igreja e à humanidade.

Desde a mais tenra idade, Santo Enrique possuía uma devoção muito especial por Santa Teresa de Jesus que, inspirava com a vida e doutrina, o relacionamento de intimidade com Deus e da atividade apostólica do santo. É o fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus que busca formar pessoas ao estilo da mística de Teresa de Jesus, com “Cristo na mente e no Coração”, pessoas de Paz, Amor e Verdade construindo nos seus centros, comunidades que aprendem, oram e educam, educando-se.

Inspirado em Santa Teresa, o núcleo desta atividade era a catequese e a educação, na qual foi considerado renovador em seu tempo, com “O Guia Prático do Catequista“. É padroeiro na Espanha. O espírito de oração unido à ação, fez com que se dedicasse incansavelmente catequizando crianças, jovenzinhos, mulheres e famílias. Afirmava: “Educar uma mulher é educar uma família”.

Presbítero, professor, escritor, fundador e promotor da pastoral educativa, nasceu em Vinebre, Espanha, no dia 15 de outubro de 1840. Aos 14 anos, perdeu a mãe, vítima do cólera. Esta perda prematura, despertou no jovem Henrique o desejo de ser sacerdote: “Serei sempre de Jesus, seu ministro, seu apóstolo, seu missionário de paz e de amor”. Foi ordenado sacerdote aos 27 anos. Teve uma vida curta, pois morreu antes de completar 56 anos, mas nem por isso foi menos intensa na entrega a Deus e no serviço aos irmãos.

A sua vida de santidade, espiritualidade, e carisma foram reconhecidas, pela Igreja, que o beatificou, em Roma, a 16 de Outubro de 1979, e São João Paulo II o canonizou em Madrid em 16 de Junho de 1993.

“Ser cristão é ser outro Cristo na terra. Pensar como Jesus Cristo, sentir como Jesus Cristo, amar como Jesus Cristo, agir como Jesus Cristo, conversar como Jesus Cristo, falar como Jesus Cristo. Enfim, conformar toda a nossa vida à de Cristo, revestir-nos de Jesus Cristo é a nossa principal ocupação sobre a terra. porque cristão significa alter Christus, outro Cristo. Salvar-se-á aquele que for encontrado conforme à imagem de Cristo. E, para conformar-nos à vida de Cristo, é necessário antes de tudo estudá-la, conhecê-la, meditá-la. Não porém nos aspectos exteriores, mas penetrando os sentimentos, afetos, desejos, intenções de Jesus Cristo, buscando tudo fazer em perfeita união com ele.  ” 

Santo Henrique de Ossó

Oração: Pai Eterno,ensina-me a orar, a fim de me conhecer e conhecer­-Te, para sempre Te amar e fazer-Te sempre conhecido e amado. Amém.

FONTE: AGÊNCIA ECLESIA