Solenidade de Nossa Senhora do Carmo na Província

15 de Julho, 2020 0 Por carlosocds

“Feliz Solenidade de Nossa Senhora do Carmo!⛪
Que ela nos abençoe especialmente neste dia e continue a nos animar e guiar ao seu Filho, Jesus Cristo.🕯️

Que ela capacite e qualifique a nossa Província OCDS, para sermos evangelizadores e vivermos santamente esse tempo!📖
E viva Nossa Mãe e Rainha do Carmelo!”

(Carlos Vargas, OCDS, Presidente Provincial)

Neste ano, a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo foi celebrada no contexto da pandemia de Covid-19, de acordo com os cuidados exigidos pela quarentena.

Em Londrina, Curitiba, Campo Mourão, Porto Alegre e Rio Grande as celebrações foram restritas à equipe de liturgia e transmitidas pela internet. As Paróquias carmelitas da Província transmitiram a novena a Nossa Senhora do Carmo pela internet. O dia da Solenidade foi transmitido pela Página “Sou Carmelo” a partir de Uruguaiana, com a participação do Provincial, Frei Éverton, OCD.

No Carmelo de São Leopoldo, ocorreu a Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, com a participação de 30 pessoas, conforme decreto municipal emitido em virtude da pandemia. A missa foi presidida pelo Bispo Dom Zeno.

Também ocorreu a Missa Solene em honra de Nossa Senhora do Carmo, no Carmelo do Menino Jesus, de Caxias do Sul, presidida pelo Bispo Dom José.

No Carmelo Nossa Senhora do Carmo, em Campo Mourão, Paraná, a OCDS ajudou na celebração e transmissão, pela internet, da Santa Missa Solene em honra de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bruno.

“Como é bonito ver como cada comunidade partilha sua vivência espiritual . É uma maneira de se fazer presente, como família, através de mensagens, textos, imagens, fotos . Isto é viver em sintonia, em espírito fraterno. Isto quer dizer ” presença “, “motivação ” , “espírito fraterno “. Hoje, especialmente, foi um dia que todos se manifestaram e no ” amor à Mãe do Carmelo nos encontramos” (Denise, OCDS, Rio Grande, RS).

Finalmente, compartilhamos a mensagem do Provincial, Frei Éverton, OCD:

MENSAGEM DO DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

“Estimados irmãos e irmãs!

Hoje celebramos a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. Para nós carmelitas não é apenas uma festa no calendário litúrgico, na qual procuramos manifestar o carinho e a gratidão para com a Virgem Maria, mas uma oportunidade de refletir sobre a nossa vocação que tem índole mariana. De fato, a Virgem Maria enche com a sua presença a vida da Ordem e se configura no modelo acabado de seguimento a Jesus.

A atitude mais bela da Virgem Maria é a sua vida de fé que se expressa na confiança inabalável em Deus ao assumir a grande missão de ser Mãe do Redentor. A fé, que ilumina e conduz frente as vicissitudes da vida, é algo essencial em nossa consagração. Sem ela nossa vida perde a cor, o sabor e mesmo o sentido. Com ela, a nossa oração, a nossa fraternidade e o nosso apostolado ganham luz e intensidade. Se de um lado a fé é um dom divino, de outro, ela pode ser suplicada e cultivada pelo ser humano.

A Virgem Maria viveu profundamente a vida de fé em meio ao cotidiano, na vida familiar, ocupada de coisas simples e aparentemente insignificantes aos olhos do mundo. Naquele lar de Nazaré fluía o amor, a acolhida, a compreensão e o mútuo respeito. Santa Teresa ao fundar novas comunidades se espelhou nesse modelo e quis que reinasse entre seus filhos e filhas o espírito de família congregada no amor de Cristo para o serviço da Igreja.

Minha prece hoje junto a Virgem Maria é para que o Espírito Santo reavive em nós esse maravilhoso dom da vocação, que desperte em nós a fé, a esperança e a caridade e que nos anime na construção de fraternidades orantes a serviço do povo de Deus. Convido a todos nesse dia a renovar o sim a Deus nessa família do Carmelo Descalço, a qual fomos chamados por graça divina.

Em comunhão com todos!
Fraternalmente,
Frei Everton Berny Machado, ocd
Provincial”