Carta sobre as reuniões presenciais

15 de Outubro, 2021 0 Por OCDS SUL

15 de outubro

Solenidade de Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe

“Vossa sou.
Para Vós nasci!
Que quereis fazer de mim”?

Agradecendo os dons e a intercessão de nossa Santa Madre Teresa de Jesus, o Presidente Provincial aproveitou a oportunidade para enviar uma Carta às Comunidades OCDS da Província Nossa Senhora do Carmo, orientando sobre as reuniões presenciais e agradecendo pelo apoio no Congresso Interprovincial em honra a São José.

“Estimadas Irmãs e Irmãos da Província Nossa Senhora do Carmo – OCDS,

A Graça do Espírito Santo esteja com vocês. No ano passado, quando começava a pandemia da Covid-19, no Brasil, nosso Conselho Provincial enviou uma carta pedindo que as comunidades OCDS do Sul do Brasil seguissem as determinações das autoridades civis, sanitárias e eclesiásticas. Sabemos que a pandemia não foi completamente vencida, nem o vírus completamente controlado, mas estamos vendo, nas Dioceses, publicações de  flexibilizações sobre as reuniões em geral. Entre as ações permitidas, dependendo da cidade, encontra-se a possibilidade do retorno da realização de reuniões presenciais.

Nesse contexto, o Conselho Provincial recebeu questionamentos acerca de um possível retorno das reuniões presenciais nas comunidades da OCDS. Acreditando que “uma Comunidade que devotamente busca a Deus, encontrará um equilíbrio entre os direitos individuais e o bem de toda a Comunidade” (Constituições OCDS, 24-e), o Conselho Provincial sugere que o conselho de cada comunidade OCDS siga as orientações das autoridades civis e sanitárias em sua respectiva Diocese, especialmente  naquilo que diz respeito à retomada das atividades presenciais, como manutenção de distância mínima, higienização, uso de máscaras e álcool gel, etc. Como o Frei Saverio Cannistrà, OCD, escreveu na carta à OCDS, em março de 2020: “nosso primeiro dever é cumprir com as disposições das autoridades civis e eclesiásticas para evitar nos expor ao contágio e colocar em risco a nossa família e as pessoas que nos rodeiam.”

Contudo, sobre as eleições, o Frei Alzinir Debastiani, OCD, enquanto esteve como Delegado Geral para a OCDS, nos orientou da seguinte maneira, a partir das recomendações da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica: “as eleições, para serem válidas, devem ser presenciais, devendo as Comunidades e Províncias esperarem quando será possível fazê-las em segurança, de acordo com as normas sanitárias”. Assim, solicitamos que as eleições sejam feitas apenas se a comunidade OCDS  já retomou suas atividades presenciais.

Finalmente, agradecemos a participação e colaboração de todas nossas comunidades no Congresso Interprovincial em honra a São José, que será encerrado, hoje, com a Santa Missa presidida pelo nosso Provincial, Frei Everton Berny Machado, OCD, tendo a participação da Província São José, que, na pessoa da sua presidente, Rose Lemos, está oferecendo um exemplo de comunhão fraterna e unidade no carisma teresiano. Concluímos pedindo que nossa Santa Madre Teresa de Jesus, que hoje celebramos, interceda por toda sua família espiritual de freis, monjas e leigos, especialmente nós, carmelitas descalços seculares que estamos aqui, no Sul do Brasil. Diante dos desafios que temos nesse contexto da pandemia, sigamos seus conselhos maternais: “tomais a Cruz, tende valor e a Jesus, que é vossa Luz, pedi favor; será vosso defensor”.

Curitiba, 15 de outubro de 2021, Solenidade de Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe.

 Fraternalmente,

Conselho Provincial da OCDS – Província Nossa Senhora do Carmo

Presidente Provincial – Carlos Vargas, OCDS”

Link do arquivo PDF da carta:

https://pt.scribd.com/document/532693552/Carta-sobre-as-reunioes-presenciais-OCDS