Solenidade de Santa Teresa de Jesus na Província
Apesar das restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19, nossa Província celebrou a Solenidade de Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, com muita fé, amor e alegria. Compartilhamos, abaixo, algumas fotos enviadas pelas comunidades OCDS e a mensagem de nosso Provincial, Frei Everton Berny Machado, OCD, que celebrou a Santa Missa no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, com a participação da comunidade Santa Teresa de Jesus desta cidade:
Em Campo Mourão, a comunidade OCDS e a Confraria participaram da Solenidade de Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, no Carmelo Nossa Senhora do Carmo.
No contexto do Congresso Interprovincial em honra a São José (9 a 15/10), tivemos o tríduo em honra a Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, quando a nossa Província foi representada pelos Freis Alceu Filipin e Gilberto Alexandre da Luz, OCD, da nossa Paróquia em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Como encerramento do Congresso Interprovincial, tivemos a Missa da Solenidade de nossa Santa Madre, na Paróquia do Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha, presidida pelo Frei Everton Berny Machado (OCD), Superior da Província Nossa Senhora do Carmo, com a participação de carmelitas descalços seculares das comunidades Santa Teresa Benedita da Cruz (São Leopoldo, RS), Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresa de Jesus (Porto Alegre, RS).
Mensagem do Provincial OCD para a Solenidade de Santa Teresa de Jesus – 2021
“Estimados irmãos e irmãs,
Hoje celebramos a solenidade litúrgica de Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja e nossa mãe. Quero recordar o texto final do Documento Conclusivo do nosso 92º Capítulo Geral: “Juntos caminhamos, Senhor; por onde fordes, terei de ir; por onde passardes, terei de passar” (C 26,6). E com Teresa, então, voltamos a caminhar juntos na companhia daqueles que percorreram este mesmo caminho e são modelos para nós, não nos assustemos com a nossa pobreza ou a magnitude dos desafios: Juntos caminhemos, Senhor! No escuro, mas seguro (Noite Escura, 2), agradecidos pela “ditosa ventura” que nos foi concedida como presente”.
O texto, por si só, dá o tom e o horizonte para o qual como família teresiana desejamos caminhar nesse sexênio. Com esse lema manifestamos um desejo profundo de comunhão: “Juntos”. É a superação do individualismo e do egoísmo reinante. É a realização do ideal cristão “todos somos irmãos”. Juntos, com o Senhor, mas juntos como irmãos e irmãs. Juntos a caminho, como verdadeiros peregrinos, itinerantes, buscadores… Juntos caminhando rumo à realização do projeto de Deus. Juntos, como irmãos, guiados pelo Senhor, Aquele que nos chamou, que infundiu em nossos corações o desejo de segui-lo.
Juntos, sem nos assustarmos “com a nossa pobreza ou a magnitude dos desafios”, ainda que caminhemos às escuras, em meio as vicissitudes da vida e a nossa fragilidade. Ainda que nossa vulnerabilidade pareça nos fazer sucumbir. Se nesse momento de escuridão e incerteza nos voltarmos para aquela luz interior – a luz da fé – que é tênue, mas o suficiente para guiar os nossos passos, então veremos descortinar a nossa frente um novo amanhã, uma vida nova. Sim, cultivemos em nossos corações a esperança da alvorada, que supera às trevas e ilumina o novo dia.
Por fim, com Santa Teresa e São João da Cruz, tenhamos o coração agradecidos por essa “ditosa ventura”. A gratidão pelo chamado, pela vocação, pelo dom da consagração é fonte de fecundidade para a Igreja e para o Carmelo. Viver agradecidos, com júbilo sereno e confiante. Que essa solenidade de Santa Teresa, celebrada à luz do nosso Capítulo Geral, renove em nós a certeza da presença do Senhor, que caminha conosco e nos conduz ao cimo do Monte Carmelo. Juntos, andemos Senhor! Juntos andemos irmãos e irmãs!”
Fraternalmente,
Frei Everton, provincial OCD – Província Nossa Senhora do Carmo
Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, rogai por nós!