Sê bem-vinda Cruz querida!

14 de Setembro, 2019 0 Por OCDS SUL

Hoje, 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz! Mas poque exaltar a Cruz? O santo padre, papa francisco ensina:

“Algumas pessoas não-cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz? Podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”.

Nosso santo padre, São João da Cruz, doutor da Igreja, dizia que o que mais faz a pessoa humana sofrer é o medo da cruz. Nos ensina que, para chegar à posse de Cristo, não devemos procurá-lo sem a cruz, e que essa cruz, é sinal da busca humana pela Glória de Cristo. Podemos concluir que, buscar a Glória de Nosso Senhor nos coloca no caminho da Pequena Via de Santa Teresinha: do esquecimento de si mesmo.

Sob esta perspectiva, nossa santa Madre Teresa de Jesus vem nos ensinar que quando abraçamos a cruz com coragem e vontade, ela se torna leve! Compôs um belíssimo poema chamado: À cruz.

Aproveite esse momento e saboreie, em silêncio, essas lindas palavras da santa Madre!

Gostosa quietação da minha vida, Sê bem-vinda, cruz querida.
Ó bandeira que amparaste o fraco e o fizeste forte! Ó vida da nossa morte, quão bem a ressuscitaste! O Leão de Judá domaste, pois por ti perdeu a vida. Sê bem-vinda, cruz querida.
Quem não te ama vive atado, e da liberdade alheio; Quem te abraça sem receio não toma caminho errado. Oh! ditoso o teu reinado, onde o mal não tem cabida! Sê bem-vinda, cruz querida.
Do cativeiro do inferno, ó cruz, foste a liberdade; Aos males da humanidade deste o remédio mais terno. Deu-nos, por ti, Deus Eterno alegria sem medida. Sê bem-vinda, cruz querida.

Olhe para Cristo Crucificado, n’Ele brota a esperança que dura para a vida inteira.

Papa Francisco

Neste dia em que a Cruz é exaltada, coloquemos também em nossas intenções, em nossas orações, nossas irmãs e irmãos perseguidos pela fidelidade a Cristo, e a Sua Cruz. Assim nos pede Papa Francisco.

Que a Santa Cruz seja bem-vinda todos os dias em nossas vidas!

Ótimo final de semana para você e sua família.

Fonte: Vatican News