Oração Inicial
Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai conosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração, da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes vossa proteção.

Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor, da oração,
Mostrai o caminho que conduz ao Senhor à Salvação.

4° Dia- Oração, trato de amizade.
Muita gente afirma que não sabe rezar e quer aprender; Santa Teresa é mestra da vida de oração ela nos ensina a rezar com a vida através do contato com nosso Senhor, e ensinou este modo próprio de rezar às comunidades carmelitanas. A sua novidade está em reconhecer que o próprio Deus habita em nós, mora dentro de nós e quer que passemos a vida em sua companhia. Quando por fora ficamos preocupados com riquezas, luxos, prazeres e discórdias lá dentro, Deus fica esquecido. O homem, feito a imagem e semelhança de Deus é muito belo e grande, por isso, Teresa o compara a um castelo feito de um só cristal; no centro está o sol, que é Deus, este faz com que o cristal se torne resplandecente, refletindo sua luz, rezar com Teresa é estar com Deus numa presença amorosa e trazê-lo para a vida e deixar o cristal resplandecer pelo sol. Esta descoberta por um Deus tão próximo leva Teresa a travar uma vida de amizade com o Amado, devemos estar na presença de Deus como estamos na presença de um amigo na qual desejamos estar com ele e falarmos das nossas intimidades. Você já pensou em se encontrar com esse Deus em seu íntimo e em manter com ele um relacionamento de amizade?

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Oração final
Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém

Rogai por nós Santa Madre Teresa de Jesus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Fonte: Carmelo Trindade