IV Centenário da Canonização de Santa Teresa de Jesus

12 de Março, 2022 0 Por OCDS SUL

1622 – 12 de março – 2022

Neste dia 12 de março, todo a família carmelitana celebra os 400 anos da canonização de nossa Santa Madre Teresa de Jesus (1622-2022).

No Carmelo de Curitiba, Frei Anderson (OCD), nosso Delegado Provincial para a OCDS, celebrou a Missa em Ação de Graças com a participação das monjas carmelitas, membros da comunidade Santa Teresa de Jesus e com a comunidade em geral.

Em Porto Alegre, a Missa em Ação de Graças, na Paróquia Santíssimo Sacramento e Santa Teresinha, será celebrada às 18 horas, com a participação da Comunidade Santa Teresa de Jesus, responsável pela liturgia, e com transmissão na página YouTube Sou Carmelo e no Facebook da Paróquia.

Marcando essa data, compartilhamos a mensagem do nosso Superior Provincial, Frei Everton Berny Machado, OCD sobre esse centenário tão especial:

400 Anos da Canonização de Santa Teresa de Jesus

Santa Teresa foi canonizada pelo papa Gregório XV no dia 12 de março de 1622, portanto, hoje faz 400 anos.

Qual o sentido de celebrarmos esse jubileu?

Os santos apontam para Deus, conforme afirma as Escrituras: “assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16). Vendo as boas obras dos santos, louvamos a Deus, pois Ele é a fonte de toda a santidade. Os santos apenas refletem a luz divina. O mérito deles está na abertura à graça de Deus. Santa Teresa deixou plasmada essa abertura nos versos: “Vossa sou, para vós nasci, que mandais fazer de mim?”

A fé cristã se transmite a partir do testemunho da experiência do encontro com Jesus. Santa Teresa é uma testemunha privilegiada desse encontro de amizade com Aquele que sabemos que nos ama. Tudo o que ela fez e escreveu está dotado de um caráter testemunhal. O seu grande intuito foi “engulosinar as almas” para o caminho da união com Deus. Quem acolhe o seu testemunho se fortalece para também dar testemunho e assim tornar-se “alicerce dos que vierem depois”.

Esse jubileu dos 400 anos da canonização de Santa Teresa nos recorda a atualidade da sua doutrina. Não é possível mensurar as gerações que se beneficiaram dos escritos teresianos ao logo dos séculos. Hoje, como ontem, as suas obras seguem produzindo encanto e fascínio. As pessoas que se aventuram na leitura das suas obras se encantam, pois, se encontram com uma verdadeira buscadora de Deus, capaz de tornar-se guia de outras almas na mesma busca.

Portanto, o sentido desse jubileu se expressa nesses três elementos básicos. Primeiro, Santa Teresa com sua vida e obras aponta para Deus, como o único necessário de nossas vidas. Como ela afirmava: Só Deus basta! Segundo, ela é uma testemunha privilegiada do encontro de amizade com Deus. Terceiro, a sua doutrina continua a produzir fascínio, dada a sua atualidade.

Hoje, quero refazer o convite a retomar a leitura dos escritos teresianos como um contínuo voltar as fontes do nosso carisma. Essa tarefa não pode ser dada como pronta, mesmo, tendo lido várias vezes os seus escritos. Lembremos que disso depende a renovação que a Igreja nos pede. O Papa Francisco dizia aos padres capitulares: “não deveis imitar a missão de outros carismas, mas ser fiéis ao vosso, para dar ao mundo o que o Senhor deu a vós para o bem de todos, isto é, a água viva da contemplação”. Juntos andemos, Senhor! Juntos andemos, irmãos e irmãs!

Fraternalmente,
Frei Everton Berny Machado, provincial
Província Nossa Senhora do Carmo – Brasil Sul

Finalmente, compartilhamos a carta do Prepósito Geral OCD, Padre Miguel Márquez Calle, OCD, que celebrou a Missa de Ação de Graças com o Papa Francisco, em Roma:

Santa Teresa de Jesus, Nossa Mãe, rogai por nós!

Fonte:

https://www.carmelitaniscalzi.com/pt-br/documentos-pt/preposito-geral/2022_iv-centenario-de-canonizacao-de-santa-teresa/