Maio: Mês de Maria

1 de Maio, 2022 0 Por OCDS SUL

EM MAIO, COM MARIA, A MÃE DE JESUS

“No dinamismo interior do seguimento de Jesus, o Carmelo tem contemplado a Maria como Mãe e Irmã, como “modelo perfeito de discípulo do Senhor ” e, portanto, modelo da vida dos membros da Ordem. A Virgem do Magnificat anuncia a ruptura com um mundo velho e anuncia o começo de uma história nova na qual Deus derruba os poderosos e exalta os pobres. Maria se põe ao lado destes e proclama o modo de atuar de Deus na história. Maria é para o Secular um modelo de entrega total ao Reino de Deus. Ela nos ensina a escutar a Palavra de Deus na Escritura e na vida, a crer nela em todas as circunstâncias para viver suas exigências. E isto, sem entender muitas coisas; guardando tudo no coração (Lucas 2, 19.50-51) até que chega a luz, com uma oração contemplativa.

Maria é também ideal inspiração para o Secular. Ela vive junto às necessidades dos irmãos, preocupando-se com elas (Lucas 1,39-45; João 2,1-12; Atos 1,14). Ela, “a imagem mais perfeita da liberdade e da libertação da humanidade e do cosmos”, ajuda a compreender o sentido da missão. Ela, Mãe e Irmã, que precede na peregrinação da fé e no seguimento do Senhor Jesus, acompanha, para que a imitem em sua vida escondida em Cristo e comprometida ao serviço dos demais.

A presença de Maria, uma vez que vivifica a espiritualidade do Carmelo Teresiano, informa seu apostolado. Por isso o Secular se empenhará em conhecer cada dia mais a pessoa de Maria através da leitura do Evangelho, para comunicar aos demais a autêntica piedade mariana, que leva à imitação de suas virtudes. Guiados pelo olhar da fé, os membros da Ordem Secular celebrarão e promoverão o culto litúrgico da Mãe de Deus à luz do mistério de Cristo e da Igreja e praticarão, com sentimentos de fé e amor, os exercícios devocionais em sua honra.”

(Constituições OCDS, 29-31)

Nossa Senhora do Carmo, Mãe e Rainha do Carmelo, rogai por nós!